https://www.tintas-vital.pt
Entregas em 24 horas e Gratuitas em Compras Superiores a 100€ | Apoio Técnico 91 785 91 91 ou geral@tintas-vital.pt
Como eliminar o coronavírus de superfícies

Como eliminar o coronavírus de superfícies

Escrito em 05 de abr. de 2020

De acordo com a DECO (Defesa do Consumidor) o coronavírus é um dos tipos de vírus mais fáceis de matar com o produto certo. Tem uma capa à volta que se funde com outras células, infetando-as. Assim que quebramos esta capa, o vírus deixa de fazer o seu trabalho.

  1. Limpe as superfícies com detergente e água, antes de desinfetar. Esfregue energicamente, se a superfície permitir, sem esquecer cantos, curvas e ranhuras.
  2. Para desinfetar, use soluções diluídas de produtos com poder biocida. Siga as instruções do fabricante para aplicar e garantir uma ventilação adequada. Nunca misture lixívia com amoníaco ou qualquer outro detergente alcalino. A solução só será eficaz quando diluída na proporção correta.
  3. Na casa de banho, use um detergente com desinfetante na composição (lixívia, peróxido de hidrogénio ou cloreto de benzalcónio, por exemplo). A aplicação torna-se mais fácil. Comece pelas torneiras, lavatórios e ralos, passando depois ao mobiliário, banheira ou duche, bidé e sanita. O chão é o último a receber o tratamento de choque, mas não pode ser esquecido. Deixe secar ao ar e ventile o espaço.
  4. Na cozinha, comece por lavar a loiça à mão ou na máquina, usando água quente e detergente. Recomendamos limpar com água e detergente e desinfetar depois as portas dos armários e puxadores, bancadas, portas e puxadores do frigorífico e das máquinas de lavar, fogão e respetivos comandos, lava-loiça, torneira e ralo. Deixe secar ao ar e abra as janelas para ventilar o espaço.
  5. Para mobiliário e equipamentos, use uma solução de água morna com um pouco de detergente adequado ao tipo de superfície e material. Esfregue com um pano macio e seque de imediato. No caso de teclados, comandos, telefones e telemóveis, o ideal é confirmar nas instruções se o fabricante sugere limpar com toalhetes humedecidos em desinfetante ou em álcool a 70º. Evite partilhar a utilização de telemóveis, auscultadores ou teclados. Se não for possível, desinfete-os antes e depois de cada utilização. Agora mais do que nunca, o uso de uma capa lavável ou de uma simples película de plástico é uma excelente opção.
    Para alcatifa, tapetes e cortinas, use produtos de limpeza ideais para estas superfícies. Depois de limpar, lave segundo as instruções do fabricante. Se possível, regule a água para temperatura mais elevada e seque completamente.

O que não usar contra o coronavírus

Desinfetante manual caseiro. Inúmeras receitas milagrosas invadiram os sites e as redes sociais nos últimos dias, mas não recomendamos. Os consumidores desconhecem as proporções corretas e a internet não tem a resposta certa. Apenas dá uma falsa sensação de segurança.

Vodka. Também circulam na net muitas receitas à base de vodka para travar o coronavírus. Estas bebidas não contêm álcool etílico suficiente (40%, face aos 70% necessários) para matar o coronavírus.

Vinagre branco. Muito popular online, mas não há provas de que seja eficaz contra o coronavírus.